Bárbara Toledo Flores, 7 anos, morreu afogada no Balneário do Passo do Umbu, em São Vicente do Sul, no final da tarde de domingo (12). O corpo foi localizado na manhã de segunda-feira nas águas do Rio Ibicuí. O primo dela, Heitor Qeylor Toledo, 5 anos, a mãe da menina e um casal de familiares foram salvos por populares.
Um estudante de técnico de enfermagem de 19 anos, que preferiu não se identificar, e o auxiliar de mecânico Jader Weiss, de 22 anos, estavam deixando o balneário no momento do acidente. Eles contaram com exclusividade como tudo aconteceu .
– A gente já estava entrando no carro, quando dois gurizinhos apareceram correndo e pedindo socorro. Daí a gente foi ver e era o pessoal que estava se afogando. Eu consegui achar uma taquara, meu amigo entrou na água e eu alcancei para ele. Daí eu puxei ele e ele puxou os outros. Nós não sabemos nadar, talvez até nós ficássemos lá ao tentar salvar. Meu amigo jogou uma tampa de isopor na água e foi o que também ajudou a senhora a sair do local – conta o estudante da área da Saúde.
Ele ainda falou que após retirarem o menino da água, ele precisou ser reanimado. O jovem fala que já fez curso de socorristas e que está quase se formando no curso técnico de enfermagem.
– A criança que foi para Santa Maria fui eu que reanimei. A gente ficou lá até quase meia-noite procurando a outra criança, colocamos umas redes para ver se ela se enrolava, mas não – diz.
Weiss conta que ele e o amigo correram para ajudar as vítimas.
– Dois gurizinhos que estavam pescando vieram correndo e pedindo ajuda que haviam pessoas se afogando. A gente correu até lá para ajudar. Foi tudo muito rápido. Só estávamos nós lá. Os mais próximos dali são os moradores há uns 100 a 150 metros – explica Weiss.
Mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Santa Maria foram acionados para fazer buscas, mas quando estavam em deslocamento para o local por volta das 6h20min de segunda-feira foram informados que de que os bombeiros de São Pedro do Sul haviam localizado o corpo boiando nas águas do rio. O corpo foi encaminhado para o Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santiago.
Segundo familiares e moradores da cidade, o local onde a criança se afagou é conhecido como poço do Surubi. Ainda segundo eles, vários afogamentos já aconteceram no local.
Após ser reanimado, Heitor foi levado por uma mulher que estava de carro até o Hospital São Vicente Ferrer, e foi transferido para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
O Husm informou na manhã de segunda-feira que ele passa bem e o quadro de saúde é estável. Bárbara foi velada durante a tarde e sepultada às 19h no Cemitério Municipal de São Vicente do Sul.
Choro, tristeza e dor marcam o velório
Foto: arquivo pessoal
A despedida de Bárbara Toledo Flores, 7 anos, foi marcada por muita tristeza, choro e dor em São Vicente do Sul. A menina morreu afogada no Balneário do Passo do Umbu, no final da tarde de domingo (12). O corpo foi localizado na manhã de segunda-feira nas águas do Rio Ibicuí. O primo dela, Heitor Qeylor Toledo, 5 anos, a mãe da menina e um casal de familiares foram salvos por populares.
A tia Milene dos Santos Toledo, conta que a sobrinha ia todos os dias na casa dela. Ela era muito alegre, e brincalhona e era muito vaidosa.
– Ela era muito grudada na irmã. Era uma criança muito especial – conta a tia bastante emocionada.
Corpo de menina de 7 anos é encontrado no Balneário do Umbu, em São Vicente do Sul
Para evitar afogamentos, comandante dos Bombeiros dá dicas de segurança e prevenção